Ensaio Fotográfico: Cenários encantadores – Especial Rio 449 anos

Uma visão noturna da cidade do Rio de Janeiro, com ‘Cenários Encantadores’ que muitas vezes não são tão frequentados por cariocas e turístas.

Cenários encantadores - Especial Rio 449 anos - Fotos: Bruna Prado Continue reading

Reportagem / Stories: Espírito Samba 2014

Chega ao quarto ano de produção, o projeto Espírito Samba. Uma documentação da “alma do samba” carioca representada pelos componentes anônimos ou não, que atravessam a Avenida Marquês de Sapucaí durante os desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro. Aquele que hoje é o grande evento carnavalesco nacional, reconhecido em qualquer canto do mundo, conta mais história sobre a sociedade brasileira do que podemos imaginar.

Não podemos dizer que inventamos o carnaval, mas podemos afirmar que reinventamos através da miscigenação cultural de nossas classes sociais. Aliás diga-se  de passagem que nossa história geral é marcada por isso: reinvenções e mistura, que no meu entender é a grande riqueza do povo brasileiro. No dia que essa capacidade de transformar for compreendida pela grande maioria muita coisa irá mudar no que diz respeito a diferenças.

Por tudo isso acho o carnaval grandioso, e por um bom tempo venho acompanhando as várias formas de manifestação do povo carioca diante dele. Encontro nas faces paixão, irreverência, alegria, devoção, garra, auto-estima, brilho, luz… uma mistura de energias que estão além de explicações por palavras. Sem o carnaval, seriamos um povo muito mais amargo diante de todas as realidade que encaramos diariamente… olhe e sinta o “Espírito Samba”:

Carnaval 2014: Espírito Samba - Fotos: Bruna Prado - www.brunaprado.com.br

Continue reading

Fotografia Documental: Clóvis, os tradicionais foliões do subúrbio carioca.

Já faz alguns anos que venho tentando organizar um tempo no meio da cobertura ‘padrão’ do Carnaval do Rio de Janeiro (Desfile das escolas de samba, blocos e afins), para conseguir fotografar os clóvis. Também conhecidos como bate-bolas, são eles que agitam a folia do subúrbio carioca e mantém a tradição das suas culturas, passando-a de pais para filhos. Esse ano, enfim consegui fazer um pequeno ensaio que foi publicado ontem no Jornal Metro Rio de Janeiro.

Clovis (bate-bolas) se reunem no Centro da cidade para concurso de fantasias da  Riotur. Continue reading

Fotojornalismo: Banho de espuma na orla do Rio.

Na primeira segunda-feira após o recesso encarei a segunda pauta do ano, foi a vez de fazer imagens para ilustrar a matéria sobre a densa espuma e amarelada que tomou conta de grande parte da orla entre a zona sul e oeste do Rio de Janeiro.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), tratava-se de um fenômeno natural comum no verão que não oferece riscos à saúde dos banhistas. A espuma seria resultado de ondas muito fortes misturada à decomposição de algas. No entanto, para o biólogo Mário Moscatelli, a parte não divulgada pelo Inea é que a presença de esgoto na água influência a quantidade de espuma. Na ‘maré de espuma’ muitos banhistas se arriscaram…
Espuma na Orla do Rio - Foto: Bruna Prado - www.brunaprado.com.br

Continue reading

Reportagem: Vários ângulos de Paquetá

A primeira pauta do ano de 2014 aconteceu sob um calor acima de 40 graus e com sensação térmica de 50 graus. O Rio de Janeiro está vivenciando um verão de ‘fogo’ com dias de altas temperaturas, mas nem esse fato tirou a disposição de rodar um dos bairros mais bucólicos da cidade, a ilha de Paquetá.

Mesmo sendo castigada com a poluição das águas da Baía de Guanabara, onde está localizada, a ilha é ainda muito visitada por turistas e motivo de paixão das várias pessoas que trocaram o caos da cidade pela tranquilidade do lugar. Para eles, problema mesmo só existe com a CCR Barcas que ainda é motivo de queixa por conta de atrasos e problemas no único meio de transporte que faz a conexão de Paquetá até o Rio. Nós da reportagem, enfrentamos um atraso de mais de uma hora que fez chover reclamações de moradores e turistas que se encontravam no terminal.

Os únicos carros que podem circular no bairro são do bombeiros, viatura da polícia militar, ambulância, carro de gás e de coleta de lixo, ademais é bibicleta ou charrete. Foram três horas de pauta que renderam o ensaio ‘vários ângulos de Paquetá’, que narra visualmente o espírito do bairro.

Varios angulos de Paqueta - Foto: Bruna Prado - www.brunaprado.com.br Continue reading

Fotojornalismo: Focinhos em apuros

Com dívida de mais 15 milhões, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA) , instituição protetora dos animais mais antiga em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro está prestes a fechar as portas. Em 1995 ao perder o título de filantropia e utilidade pública a Suipa viu nascer uma dívida impagável com o INSS. A Justiça Federal já pediu a penhora dos bens e ainda não existe um prazo determinado para execução da medida, caso isso aconteça mais de 4 mil animais atendidos podem ficar desabrigados.

Em apoio a instituição, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) pedirá ao Governo Federal o reconhecimento da imunidade das contribuições previdenciárias para a Fundação, solicitando o título de Utilidade Pública Federal e perdão da dívida. Vale lembrar que o custo mensal da instituição é de R$ 500 mil, entre folha de pagamento de funcionários, rações e medicamentos para os animais. Essas, são pagas através da contribuição dos sócios e doadores sem nenhum apoio do governo estado ou prefeitura do Rio de Janeiro. É um caso gravíssimo para a cidade que apesar de ter a Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais, está longe de conseguir desenvolver e por em prática um plano eficaz de combate aos abandonos e maus tratos dos animais do Rio.

Para se ter uma ideia, a SUIPA recebe diariamente uma média de 50 animais que são abandonados ou resgatados pelas ruas do Rio, em contra partida as adoção são de duas ou três por dia. Se essas portas vieram a se fechar, os animais abandonados da cidade do Rio de Janeiro enfrentarão mais uma tragédia dentre tantas que marcam as suas vidas.

SUIPA - Fotos: Bruna Prado - www.brunaprado.com.br Continue reading